O DESAPARECIMENTO DA MINHA MÃE - A HISTÓRIA DA MODELO BENEDETTA BARZINI

Imagem: cinema10.com


Por Natália Almeida* 

O Desaparecimento da minha mãe é um documentário filmado e produzido por Beniamino Barrese, filho da ex-modelo Benedetta Barzini, um dos grandes nomes da moda dos anos 1960 que inspirou artistas como Salvador Dali, Andy Warhol e Richard Avedon.

Narrado sob o explícito descontentamento de Benedetta, o filme iniciou-se a partir de registros que Barrese desde a pré-adolescência fez de sua mãe e primeira musa de suas lentes.

O enredo se dá a partir da revolta contra o culto à imagem que a ex-modelo, agora ativista do feminismo radical e professora universitária, manifesta ao decidir desaparecer: sem redes sociais, sem trabalho, sem família, sem conhecidos.

O dia a dia de Benedetta é exposto de forma crua e por vezes repleto de frases agressivas e palavrões. A postura dela é de alguém que carrega o peso de ter sido um cabide ambulante, uma imagem sem personalidade, alguém que de fato nunca existiu para além das imagens que as marcas construíram sob o seu corpo.

Angustiante em alguns momentos, o filme é a expressão reversa da cultura atual em que as pessoas voluntariamente se expõem em suas redes sociais e constroem suas autoimagens a partir das curtidas recebidas pelos seguidores. 

Desaparecer foi o ato de protesto sincero, criativo e radical escolhido por Benedetta, diante de uma sociedade imagética, sem qualquer espaço para a autenticidade.

A captação das imagens é sensível e denota uma melancolia de ambas as partes: de um lado, uma ex-modelo cansada das futilidades da sociedade capitalista e patriarcal, de outro, um filho que aceita o desafio de relatar a causa da decisão extremista de sua mãe.

Trata-se de uma história emocionante de alguém que teria todas as ferramentas de "existir" aos seus pés mas escolheu o caminho contrário de afirmação da vida: o de pertencer a si, de aceitar-se envelhecida, nada vaidosa e com muito a dizer em um mundo onde as mulheres são objetos silenciados.

Ficha técnica:

Filme: O Desaparecimento da Minha Mãe

Direção: Beniamino Barrese

Duração: 93 min

Itália, 2019

Disponível na plataforma: filmefilme.com.br


 *Natália Almeida é pedagoga, amante dos felinos e das humanidades. Acredita na arte como possibilidade de afirmação da Vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CHARLES SOULZ PROJECT

A PERSONAGEM BONNIE DE THE END OF THE F***ING WORLD e porque ela diz tanto sobre nós (CONTEM SPOILERS)

MOTIVOS PARA LER O SEGUNDO SEXO