Entrevista com Sônia Guzzi, escritora e idealizadora da marca Empório Inventivo

Por Natália Almeida*


Ela é uma das representantes da literatura produzida no interior de São Paulo, e além de escritora, Sônia Guzzi é idealizadora da editora e papelaria Empório Inventivo. Se você curte ler e escrever, certamente encontrará inspiração na história que Sônia gentilmente nos contou sobre a sua trajetória.

Sônia Guzzi: Primeiramente quero agradecer e dizer da minha alegria em partilhar um pouco do meu exercício com a escrita e também falar da nossa editora e papelaria Empório Inventivo. 

IMERSA S/A: Quais são as suas inspirações para escrever?

Sônia Guzzi: Minha inspiração pode acontecer em vários momentos e de diferentes formas, mas, é na rotina de escrever que o trabalho se desenvolve e os personagens começam a mostrar suas intenções, seguranças ou fragilidades e a estória se constrói. 

IMERSA S/A: Quais foram os maiores desafios  que encontrou em sua trajetória como escritora?

Sônia Guzzi: Meu maior desafio foi e continua sendo a disciplina e rotina com a escrita. Esse é um desafio pessoal! Outro desafio, o qual acredito seja também de outros escritores é como comercializar meus livros para que eu continue a escrever. 

Nesse caso, a editor Empório inventivo, da qual faço parte,  tem buscado alternativas de dar visibilidade aos seus autores.

IMERSA S/A: O Empório Inventivo emana cultura pop e delicadeza em suas produções. Conte sobre a construção da identidade da marca.

Sônia Guzzi: O Empório inventivo começou em 2013. Eu e meu marido resolvemos criar uma papelaria que fosse uma alternativa em papéis, também que fosse costurado a mão como um cuidado no fazer e lembrasse as antigas cadernetas usadas nos armazéns. Para isso criamos uma tintura para escurecer as capas e dar a impressão de couro ou madeira. A marca começou a criar forma quando minha filha Desirée se associou e desenvolveu sua linguagem digital e outras possibilidades para fortalecê-la através estratégia, posicionamento e personalidade da marca.

IMERSA S/A: Fale sobre o processo artesanal dos produtos da Empório Inventivo. 

Sônia Guzzi: Nossos produtos tem o lento fazer de uma feitura pensada em cada item do seu inicio ao fim. Não pensamos como uma linha de produção, mas, que cada caderno tem sua história de construção. Isso muda no caso da editora, onde trabalhamos num projeto onde o escritor é ouvido e seu sonho de ter um livro publicado respeitado em cada item, mas, nesse caso já é feito em quantidade. No momento fazemos até 1.000 exemplares.

IMERSA S/A: Fale sobre as suas parcerias literárias. 

Sônia Guzzi: Estamos sempre abertos para novas parcerias e temos como parceiros inúmeros escritores, os quais já publicamos, mas, no momento gostaria de falar de um projeto que está em andamento e tem sido fonte de muita alegria para toda a equipe. Será lançado muito brevemente um livro relatando as experiências das crianças, mães, professores e pesquisadores, durante a pandemia da covid 19. Está sendo produzido através da Lei Aldir Blanc. Acredito que será um livro documento da nossa cidade neste difícil momento vivido pelo mundo inteiro. Gostaria de agradecer e dizer o nome de todos participantes, mas, como não foi lançado ainda vou esperar para fazer isso num outro momento, se for o caso.

IMERSA S/A: Sua escrita tem algum tipo de  influência espiritualista?

Sônia Guzzi: Creio em Deus, também que vivemos muitas vidas em corpos diferentes e  com a possibilidade de viver desafios e aprender com cada um deles. Minha escrita não fica longe dessa minha forma de pensar e viver, apesar de muitas vezes desenvolver como provocação literária através da criatividade personagens avessos a qualquer crença.

IMERSA S/A: Sua formação acadêmica  antecedeu o desejo de tornar-se escritora ou esse desejo já estava em você de alguma forma? (Se quiser falar sobre a sua formação acadêmica, fique à vontade) 

Sônia Guzzi: Desde a infância tive um chamamento para a escrita, a adolescência reforçou essa atração, mas, como me casei e tive filhos muito cedo, deixei por algum tempo de escrever e só me dedicando a rotina de mãe. Terminei o curso técnico em contabilidade, comecei faculdade de Biologia, mas, não terminei. Tive uma loja de roupas e calçados na cidade de Concordia- SC,  depois trabalhei com estética durante alguns anos e para isso entre outros cursos fiz uma especialização em Paris na França. Como família, durante 20 anos mudamos de cidades, Estados e essa experiência de conhecer o Brasil em sua riqueza cultural e  profundidade foi ampliando meu repertório como ser humano, minhas reflexões e inquietações. 

IMERSA S/A: Quantos livros têm publicados?

Sônia Guzzi: Tenho quatro livros publicados. Um romance e outros três de contos e poemas. Eles são: Pimenta, alecrim e palavraAlma, luz e cotidianoTecitura do sentimentoBrandura e vento leste. Também participei de coletâneas com outros autores os quais são: Vocábulo irrestrito; Tempo deslizante e Palavras que ressoam. Já tenho pronto um livro infantil que será lançado ainda este ano.

IMERSA S/A: Quais autores considera leituras essenciais para quem deseja tornar-se escritor?

Sônia Guzzi: Não sei quais leituras são essenciais para quem quer tornar-se escritor, mas, minha infância, adolescência e começo da vida adulta,  assim  como para várias pessoas de minha geração, Machado de Assis, Monteiro Lobato, Érico Veríssimo, Carlos Castaneda, além de gibis eram minhas leituras preferidas,  mas, nessa época, a leitura que me impactou foi; Se me deixam falar, da boliviana Domitila Barrios Chungara; por Moema Viezzer. Hoje leio diversos autores e assuntos.

IMERSA S/A: Vivemos em um momento delicado, de pandemia, de descrença e de conflitos políticos. Considera a possibilidade de escrever sobre esse momento?  A literatura poderá ser uma rota de alívio diante de tanta angústia coletiva?

Sônia Guzzi: Certamente escrever é uma forma aliviar o sofrimento nesta época de tanta incerteza, mas, também como uma maneira de buscar se abrir para novas perguntas.  É possível que o retrato deste tempo de ansiedade esteja retratado de alguma forma em algum livro no futuro. 

IMERSA S/A: O que tem lido ultimamente? 

Sônia Guzzi: Algum tempo atrás sentia necessidade de ler sem descanso, quer dizer, emendando uma leitura a outra, agora sinto que necessito do vazio após cada livro. Ultimamente li, Ouça a canção do vento de Haruki Murakami e Faróis no Cais, entrevistas de Ademir Assunção. 

IMERSA S/A: Nós agradecemos imensamente por aceitar o nosso convite e compartilhar um pouco do seu trabalho conosco!

Sônia Guzzi: Quero reiterar minha gratidão pelo convite e dizer que será sempre de muita felicidade participar do blog.

Valeu!

Abraço macio, Natalia.

Redes Sociais:

Instagram: @ sonia.guzzi / @emporioinventivo





*Natália Almeida é pedagoga, musicista, amante dos felinos e das artes em todas as suas vertentes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CHARLES SOULZ PROJECT

A PERSONAGEM BONNIE DE THE END OF THE F***ING WORLD e porque ela diz tanto sobre nós (CONTEM SPOILERS)

MOTIVOS PARA LER O SEGUNDO SEXO