ENTREVISTA COM BATISTA - ANTIDEMON

Por: Natália Almeida*


    Lendária, pioneira e corajosa, assim podemos considerar a história dessa banda que influenciou e ainda influencia diversas outras a imergirem no mundo espiritual através do Death Metal e da postura de luta e resistência frente à um cenário que se revela por vezes hostil à diversidade de crenças e sonoridades. Eis a Antidemon!

Para conhecermos essa trajetória conversamos com Batista, líder e fundador da banda.



IMERSA S/A: Batista, é uma honra entrevistá-lo!

Batista: Quero agradecer ao IMERSA S/A  por esta oportunidade e a Natália Almeida por todo apoio.

IMERSA S/A: Como a banda começou?

Batista: O Antidemon nasceu em janeiro de 1994 em São Paulo – Brasil. A banda mescla alguns estilos do Death Metal e Grind Core, porém com o passar do tempo, a banda estabeleceu seu próprio estilo, aclamado por seus seguidores. Com 26 anos na estrada, o Antidemon lançou várias demos e coletâneas, DVDs e 04 álbuns oficiais.

IMERSA S/A: Em quais países já tocaram?

Batista: Realizamos tours em 38 países:

BRASIL, MÉXICO, BOLÍVIA, ALEMANHA, SUÍÇA, INGLATERRA, ITÁLIA, PORTUGAL, ESPANHA, REPÚBLICA TCHECA, ESLOVÁQUIA, SUÉCIA, DINAMARCA, NORUEGA, RÚSSIA, SERVIA, HUNGRIA, GUIANA INGLESA, VENEZUELA, COLÔMBIA, EQUADOR, PERU, ARGENTINA, PARAGUAI, URUGUAI, CHILE, GUATEMALA, EL SALVADOR, HONDURAS, COSTA RICA, NICARÁGUA, PANAMÁ, CUBA, BÉLGICA, HOLANDA, POLÔNIA, AUSTRIA e FRANÇA.

 


IMERSA S/A: Fale sobre a convivência com o "circuito secular"

Batista: Acontece muito mais em outros países onde o volume de nossos shows tem sido muito maior que no Brasil. Em alguns momentos de nossa carreira essa convivência foi muito intensa, pois cheguei a ser organizador de shows e eventos e nesse tempo tive contato com centenas de bandas da cena brasileiras, as quais fizeram parte de dezenas de eventos com a participação do Antidemon. Em outros momentos sofremos bastante pré-conceito, mas atualmente posso vislumbrar uma cena mais madura e com um grau menor de intolerância, afinal o que deve nos unir é o som que curtimos em comum!

IMERSA S/A: Comente sobre a rejeição dos religiosos e dos não religiosos

Batista: A Religião sempre perseguiu o novo e desconhecido, sempre satanizou o que era além de seus dogmas criados por seus líderes manipuladores, e a prova maior dessa rejeição foi com o próprio Jesus Cristo, que por eles foi acusado, caluniado, preso e crucificado! Então imaginem o que a Religião já não fez com uma banda como a nossa, por estilo e estereótipo.  Já foram muitas perseguições e levantes contra nós! Já quanto a alguns dos não religiosos que nos rejeitam, talvez seja principalmente por conta da própria religião que sempre pregou que o Rock é coisa do diabo, formando assim uma divisão e separação difícil de ser vencida em algumas mentes.

IMERSA S/A: O Antidemon se enquadra em um estilo específico?

Batista: Dizem que fazemos uma mistura de Death Metal com Grind Core.

                

IMERSA S/A: Quais as suas influências musicais?

Batista: É sempre uma pergunta difícil de responder, pois a resposta pode parecer soberba, quando disser que “Não tive influências” É que eu nunca havia escutado nenhuma banda de Heavy Metal ou qualquer vertente do underground. Foi mesmo uma revelação sobrenatural, pois me minha os riffs, letras e a música completa e não sabia do que se tratava! Um dia passando na Avenida São João em São Paulo S.P. entrei na Galeria do Rock, sem saber o que era aquele lugar, apenas procura uma loja para tirar fotocópias de um documento. Mas quando subi no primeiro anda, fiquei em choque ao escutar saindo daquelas lojas o mesmo som que estava vindo à minha cabeça por mais de um ano. Eu andava de um lado para outro e cada vez tinha mais certeza: Era esse som que estava vindo a cada dia pra mim! E aquelas pessoas vestidas de preto com camisetas com logotipo de bandas? Nunca antes as tinha visto! Parecia outro mundo! Foi nesse momento que uma voz explodiu dentro de mim dizendo: “As músicas que eu tenho te dado são para alcançar essas pessoas e passar a minha mensagem. Irei te tornar um deles para que você possa os alcançar”. Na mesma hora tive certeza que era Deus, o meu criador falando comigo. Aceitei o recado e continuei recebendo as músicas. Isso aconteceu no início de 1992. Em janeiro de 1994 eu iniciei o Antidemon.

IMERSA S/A: Quantas formações já tiveram?

Batista: No inicio era um quinteto, isso aconteceu até 1995, e depois nos mantemos como um trio. E o único remanescente até hoje sou eu (Batista). Além da Juliana, a banda já teve outros dois bateristas e além de mim, outros dois baixistas. Agora na guitarra: Kleber Albino Gonçalves, Sérgio Gonçalves, Maurício Cebalho, Luís Oliveira, Leandro Calejon, Josivan Soares, Marcelo Soldado, Natã Fornazari, Michel Nascimento, Flávio Ferreira, Marcelo Alves, Lucas Nakano, Wellington Schnneider, Eduardo Parronchi e Douglas Melchiades.

 

               

IMERSA S/A: Turnê de maior sucesso

Batista: Foram muitas turnês bem sucedidas! Fica até difícil enumerar, pois sempre foram muitos especiais! Mas o tour Europeu de 2013 que nos levou pela primeira vez a Hungria, Sérvia e Rússia foi realmente incrível! O Tour de 2016 que começou no México e nos fez cruzar toda a América Central passando pela Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica e Panamá foi também marcante demais! A nosso tour por Cuba em 2017 foi surreal por tudo que vivemos e alcançamos nesse país tão fechado! E mais recentemente fomos marcados por uma surpreendente e longa tour pela América do Sul e Europa no ano de 2019, que durou mais de oito meses.

IMERSA S/A: Lugares onde almejam tocar

Batista: Japão, Indonésia, Índia, Israel, Geórgia, Turquia e Continente Africano estão na nossa mira! Na América do Sul gostaríamos muito de tocar na Guiana Francesa e Suriname para assim completarmos o giro de passagem por todos os países do Continente.

IMERSA S/A: Quem assina as artes das capas?

Batista: As artes das capas dos álbuns, Demonocídio (1999), Anillo de Fuego (2002), Satanichaos (2009) e Apocalypsenow (2012) foram pintadas por mim e as capas dos dois DVD’s lançados. Em cada uma delas pode se observar a retratação do que é passado em nossas letras. Temas de batalha espiritual e confronto entre o bem e o mal são as bases dessas gravuras.



 







IMERSA S/A: Fale sobre os lançamentos atuais

Batista: Nos últimos anos tivemos os nossos quatro álbuns relançados nos Estados Unidos pela “Vision of God Records” e em 2020 o Apocalypsenow lançado em Vinil. A promessa é de que vem por aí também o nosso primeiro disco, o Demonicídio sendo lançado em vinil no começo de 2021. E o lançamento mais esperado que deva acontecer em 2021 é o nosso quinto Álbum, no qual estamos trabalhando duro já há alguns meses, em matéria de composição!



Confira alguns vídeos da banda:

Não tardará

      Massacre

Entrevista ao Jô Soares

Contra o Inferno - Tormenterror (DVD)



Acompanhe a banda nas redes sociais:
Instagram: @antidemonband
facebook: antidemonofficial
YouTube: https://www.youtube.com/user/ANTIDEMONCHANNEL





*Natália Almeida é pedagoga, musicista, apaixonada por felinos e artes em todas as suas vertentes.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CHARLES SOULZ PROJECT

A PERSONAGEM BONNIE DE THE END OF THE F***ING WORLD e porque ela diz tanto sobre nós (CONTEM SPOILERS)

MOTIVOS PARA LER O SEGUNDO SEXO