A Atemporalidade de Sade Adu

 

Por: Helena Gomes*

    O jazz/soul vive em um corpo feminino. Capricorniana, para os que só trabalham com signos, Sade Adu comemorou 60 anos em 2019 e mantém quase a mesma incrível aparência de quando começou sua carreira, para os que ligam para aparências. Isto porque Sade (pronuncie Shadei), nascida Helen Folasade Adu, transcende estéticas físicas e materializa na música uma sensualidade, sofisticação e polirrit

    Nascida na Nigéria, foi radicada e criada numa zona rural da Inglaterra. Seu pai era professor universitário nigeriano e sua mãe era enfermeira inglesa. Muito criativa, pensava que na moda teria espaço para mostrar quem é, até que por diversão fez parte de uma banda de funk latino, a Pride, e percebeu no canto e na composição de letras uma aptidão maior para ter sucesso financeiro. Suas influências são grandes: Aretha Franklin, Marvin Gaye e Nina Simone. Então, aos 24 anos, Helen montou sua própria banda, chamada Sade.

A sua discografia é composta por:

1984: Diamond Life

1985: Promise

1988: Stronger Than Pride

1992: Love Deluxe

2000: Lovers Rock

2001: Lovers Live

2011: Soldier of Love

2012: Bring Me Home: Live 2011

 

     Alcançou um sucesso mundial com os singles “Smooth Operator”, “No Ordinary Love” e “The Sweetest Taboo”. Em 1986 ganhou um Grammy como Artista Revelação. Também já venceu prêmios como American Music Awards, Brit Awards e Porin Awards. Seu trabalho faz parte da trilha sonora do cinema, no longa da Disney Uma Dobra no Tempo, “Flower of the Universe”. Gravou uma música especialmente para o DVD beneficente com verba destinadas aos refugiados do Sudão Voices for Darfur, “Mum”.

    Passou por um hiato de 10 anos na sua carreira, afastada dos holofotes, justamente numa Era onde exposição e engajamento é o que muitos artistas buscam. Mais um diferencial de Sade! O que a define não é a indústria musical, mas sim, suas músicas atemporais.





*Helena Gomes é cientista social e aprendiz de como ser luz na escuridão.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CHARLES SOULZ PROJECT

A PERSONAGEM BONNIE DE THE END OF THE F***ING WORLD e porque ela diz tanto sobre nós (CONTEM SPOILERS)

MOTIVOS PARA LER O SEGUNDO SEXO