O Canto das Fadas do Gaearon

 


Por Natália Almeida

          Gaearon nasceu em 2019, fruto de encontros para confraternizar através da música. Gaearon é uma palavra sindarin utilizada para grande mar, e neste “oceano” de possibilidades a sonoridade do grupo caminha através do arranjo de repertório folclórico mundial, música fantástica, espiritual, étnica e músicas autorais. A capela, com acompanhamento orquestral ou instrumentos étnicos, a proposta do grupo é proporcionar uma experiência de contato com a diversidade cultural e atemporalidade da música, que encanta, arrebata e apaixona.

Para conhecermos este trabalho de perto conversamos com a Camila Christ:

IMERSA S/A: Conte-nos sobre o processo de formação do grupo vocal Gaearon

Camila: Nos conhecemos através da faculdade de música, e cantamos juntas em grupos vocais, corais, e outros trabalhos. Após um Festival de música Celta onde quatro de nós fomos, o coração bateu mais forte, e dalí saímos com uma ideia: porque não fazermos um grupo nosso? Entramos em contato com as outras cantoras que aceitaram a proposta e iniciamos nossos encontros semanais para juntarmos ideias e também congregar, rs . Buscamos repertório que atendesse ao estilo que gostaríamos de ter, musical e visual, e a partir daí, começamos a trabalhar arranjos que atendesse a proposta. Inicialmente éramos 7 vozes e passamos a sermos 6 com a saída de uma das integrantes. Fomos em busca de arranjadores, e um deles, o multi-instrumentista e produtor musical Vitor Zafer do Vitafone estúdio abraçou a nossa causa, se tornando nosso produtor e ampliou nossos horizontes rumo ao profissional. Se todas amamos a cultura folk, estudamos, temos ideias para compor, porque não agora? E aí desde o início do ano estamos engajados nesse projeto que está sendo todo construído de forma natural (orgânica), e com intuito de mostrar a beleza da música folk, e também nos trazer divertimento. A arte é isso, a invenção e a reinvenção em vários aspectos, pretendemos unir a voz e o movimento, explorarmos formas de culturas diferentes e inclusive a nossa, que é riquíssima.

 

IMERSA S/A: O grupo tem uma proposta vocal muito rica. E quanto ao instrumental, como vocês se organizam?

Camila: O instrumental dos arranjos produzidos, a execução final, ficam por conta do nosso produtor que é quem idealiza os instrumentos que serão utilizados em cada música e nós do Gaearon também sugerimos convidados para alguns dos trabalhos, assim como o caso do arranjo da música folclórica Greensleaves, que tivemos um solo de violão interpretado pelo violonista Marcos Godoy, mas temos em mente a proposta de desenvolvermos juntas, cada uma com suas afinidades, claro, instrumentos que possam agregar em nossos arranjos e composições.

 

IMERSA S/A: Há certamente um processo de pesquisa para a escolha do repertório. Fale um pouco sobre.

Camila: Afinidade. A maioria de nós já ouvia parte de repertório folk, mais europeu, e em nossa formação musical o repertório brasileiro é bem falado, e assim unimos o que já gostávamos à também facilidade de conhecer mais repertórios similares, e assim a lista de belas músicas como inspiração só tende a crescer.

IMERSA S/A:  Há uma responsável por criar as harmonizações ou elas acontecem coletivamente?Camila:  Por enquanto estamos trabalhando com arranjos compostos por outras pessoas, nosso produtor, o pianista Gabriel Magioni, e tivemos algumas  propostas de outros compositores, mas entre nós já há possibilidades de harmonização em composições próprias.

IMERSA S/A: Ainda sobre o repertório, vocês divulgaram um clipe com a canção folclórica escocesa "The skye boat song", (que por sinal ficou maravilhosa!). Pretendem trabalhar em músicas autorais?


Camila: Sim, com certeza. Há canções de autoria do grupo que estão em processo de arranjo (e em spoiler, são brasileiras!!!)

IMERSA S/A: No Brasil há poucos registros de músicos que se dedicam ao estilo proposto pela Gaearon. Em 2012 o Sesc São Carlos trouxe a banda mineira Braia, do vocalista Bruno Maia (da banda Tuatha de Danann). Vocês têm contato com outros grupos ou são influenciados por bandas com propostas semelhantes à de vocês?

Camila: A maioria de nós conhece bandas nacionais no estilo folk ou celta, mas acredito que a influência maior venha de grupos estrangeiros como no caso da banda Alemã Faun, grande paixão entre nós.

 


IMERSA S/A: Como tem acontecido as produções durante o período de pandemia?

Camila: Como na pandemia não podemos nos encontrar pessoalmente, estamos gravando os vídeos em casa com os celulares, e enviamos ao nosso produtor que mixa e faz a finalização de áudio e vídeo. Mas com a liberação parcial nós conseguimos gravar as vozes separadamente em estúdio, como aconteceu a gravação de nosso segundo single Greensleaves.

Gaearon é:

Alessandra Lodoli, bacharelada em canto e arte lírica pela USP/RP, e atualmente licencianda em música da mesma instituição. É vocalista da banda de death metal Inanimalia, e performer em música lírica. Atua como vocal coach, principalmente de canto rock.

Camila Christ, bacharelada em canto e arte lírica pela USP/RP. É coralista de diversas instituições, e atua como vocal coach e educadora musical em piano. Estuda metodologia em performance vocal rock.

Fernanda Brussi, bacharelada em canto e arte lírica pela USP/RP. Atua como performer em canto lírico, tendo em sua trajetória participado de óperas e concertos, como solista e coralista. É vocal coach de grupos vocais e teatrais.

Fernanda Onofre, licenciada em música pela USP/RP, e doutora em ciências médicas pela faculdade de medicina da mesma instituição, com direcionamento em estudos da voz. Solista em recitais e teatro musical, no Brasil e exterior, atua ainda como vocal coach e produtora.

Ingrid Pontes, doutora em ciências pela Universidade de São Paulo. Performer em canto popular, compositora e violonista, já atuou em coros de jazz, mantras, e inclusive no coro misto da Universidade em Coimbra (Portugal).

Priscila Cubero, bacharelada em canto e arte lírica pela USP/RP. É performer em canto lírico, tendo em sua trajetória participado como solista de concertos e óperas. Atua como vocal coach de grupos vocais e teatrais, desenvolvendo processos de direção musical, composição e produção. 

Siga o grupo nas redes sociais:

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCtHg9bUpE7u-T2TNupZZjnQ





*Natália Almeida é pedagoga, musicista, apaixonada por felinos e artes em todas as suas vertentes.

             

Comentários

  1. Camilinha maravilhosa! Amo ser parte disso, a magia de Gaearon é incrível 🤎

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CHARLES SOULZ PROJECT

A PERSONAGEM BONNIE DE THE END OF THE F***ING WORLD e porque ela diz tanto sobre nós (CONTEM SPOILERS)

MOTIVOS PARA LER O SEGUNDO SEXO