Entrevista com a artista Geórgia Palomino: Performer e criadora de "ELLA"

Foto: Instagram Ella a Comportada
 
Por Natália Almeida

 

    Foi via facebook, há alguns anos, que tive o primeiro contato com a arte de Geórgia Palomino em suas fotos divulgadas como"Ella a comportada". Tempos depois tive a oportunidade de conhecê-la pessoalmente e descobri que as fotos eram de uma performance interativa e provocadora de uma artista que nasceu na dança e que para dar vida à Ella, apropriou-se de diversas linguagens artísticas. Logo me veio à mente Marina Abramovic, uma artista européia, conhecida mundialmente por suas intervenções artísticas viscerais e inusitadas.

    Confira abaixo a trajetória de Geórgia Palomino e como "Ella" nasceu!

IMERSA S/A: Fale sobre o início da sua carreira.

Geórgia Palomino: Pode parecer louco, mas não sei ao certo, desde que me entendo por gente eu faço Dança. Minha vida se mistura a ela, portanto vou considerar minha profissionalização no momento que comecei a ser monetizada, que foi no ano de 1995 em Franca. 

IMERSA S/A: Qual a sua formação?

Geórgia Palomino: Sou formada em História pela UNESP de Franca e tenho duas especializações em: Trabalho Docente no ensino e aprendizado da Arte pela UNIARA e Estudos Contemporâneos em Dança pela UFBA

IMERSA S/A: Como surgiu "Ella a Comportada"?

Geórgia Palomino: Partiu de uma vontade antiga, uma vontade de realizar um projeto artístico inspirado na figura de Pagu (Patricia Galvão), uma mulher que acho muito emblemática, mas era um desses tantos projetos que sonhamos e que engavetamos e ficou assim por uns 10 anos. Um turbilhão de coisas, aconteceram nos meus 40 anos, mexendo com minhas estruturas e essa vontade de realizar um projeto ficou muito latente, eu tinha uma vontade enorme e muitas ideias desconectadas, tinha um livro que me inspirava e que mexia demais comigo, um livro da coleção Cadernos de Pagu – da revista de estudos de gênero da UNICAMP, que trazia textos sobre Simone de Beauvoir. Foram muito impactantes as reflexões que o livro trazia e este foi o embrião de tudo. O nome “A Comportada”, foi inspirado no livro de Simone de Beauvoir: “Memórias de uma moça bem-comportada". Tinha essa mulher -“Eu” que queria reconhecer e entender seu “lugar-social” e as relações de poder, eu também queria muito sair do meu lugar de conforto e experimentar outras linguagens artísticas, outros atravessamentos, outras possibilidades. Então chamei um amigo de longa data, Weber Fonseca, que é diretor, ator e apresentei minha ideia à ele, que de imediato topou e me propôs fazermos experimentos dos mais variados, para que assim pudéssemos ir dando corpo ao projeto e à personagem. Eu disse à Weber que no momento eu não queria palco ou algo convencional, ele me perguntou: Você topa ir pra rua? Já fez intervenção urbana? Eu nunca havia feito nada parecido e topei na hora. Na semana seguinte já estávamos fazendo nossa estreia/experimento na Praça Santa Cruz e não paramos desde então, completaremos 4 anos de caminhada em outubro.

                                                                 Ella a comportada

IMERSA S/A: Estudos que realizou para construir a sua personagem.

Geórgia Palomino: A comportada, partiu do que eu já tinha de toda essa minha trajetória artística e de minhas próprias vivências, todo o material já estava ali, foi a partir dai e de minhas inquietações que surgiu a figura de Ella. Ela é uma persona, um alter ego, que foi se construindo, se transformando com os próprios processos criativos das performances e dos seus encontros e atravessamentos, assim D´Ella foram surgindo muitas outras Ellas : Ella a Civilizada, surge sobre os manuais e escolas de etiquetas e pesquisas nas colunas dedicada às mulheres da revista Cruzeiro da década de 50; Ella a Libertária, pesquisa as mulheres anarquistas que estavam à frente da greve das operárias têxtil em São Paulo que culminou a Primeira Greve Geral em 1917, entre outras. Foram realizadas muitas pesquisas, estudos e experimentos, descobri muitas mulheres talentosas (filósofas, escritoras, poetisas, musicistas, pintoras e etc) invisibilizadas, e outras tantas mulheres por onde passei, que foram fundamentais na composição de Ella e no amadurecimento do projeto, que continua sempre se transformando, assim como nós!

IMERSA S/A: Qual o seu maior objetivo com as performances? 

Geórgia Palomino: Incomodar, transgredir e provocar! Principalmente provocar através das ações performáticas e da estranheza desse corpo, reflexões sobre gênero, sobre o “sujeito mulher”, a violência e as relações de poder na sociedade patriarcal. Acredito que tais reflexões são importantes ferramentas à desconstruções de paradigmas sobre gênero e a construções de novas possibilidades de ser/estar.

 

                                                           Ella em Liboa - Portugal

IMERSA S/A: Público que mais se identifica com as temáticas abordadas.

Geórgia Palomino: As mais variadas mulheres, porque depende muito de cada performance, como disse acima a Ella tem várias facetas e lugares de atuação, mas são sempre elas as mulheres as primeiras a reagirem.

IMERSA S/A: Sobre a sua Produção: conta com uma equipe fixa ou firma parcerias conforme demanda o trabalho? 

Geórgia Palomino: Weber Fonseca é meu parceiro de sempre, mas o que fez de Ella A Comportada se manter na ativa e atual, é a vasta rede de artistas que contribuíram e contribuem diretamente para este projeto, das mais variadas linguagens, na sua maioria são artistas daqui de Araraquara, mas também aconteceram e estão acontecendo lindas parcerias com artistas de outras partes. Atualmente somos 10 artistas: Eu, André Werneck (videomaker), Luiza Fittipaldi (compositora, intérprete), Marina Amaral (arte gráfica), Monica Lira (dramaturgia corporal), Monique Duarte (fotógrafa, videmaker), Nana Milet (compositora, percussionista), Rangeu ("figuriniste/produtore") e Weber Fonseca (direção). 

IMERSA S/A: Fale sobre o seu trabalho como "formadora de artistas" na Escola Municipal de Dança "Iracema Nogueira". 

Geórgia Palomino: Sinto que é muito importante enquanto arte educadora e por estar dentro da escola Municipal de Dança a produção artística também fora dela, isso inspira os alunos e me retroalimenta, muito das coisas que experencio com o projeto e essas parcerias incríveis ampliam e muito minhas ferramentas de ação dentro dela. Também aprendo muito com meus alunos, é recompensador poder trabalhar numa escola que propicia através da Dança, a possibilidade de trocas, criativas e afetivas com os alunos, temos muitos talentos lá!

IMERSA S/A: Lugares por onde "Ella a Comportada " passou. 

Geórgia Palomino: Ella passou muito pela Praça Santa Cruz, pelo Terminar de Integração, pela Estação Ferroviária, pelas ruas do centro, pelo teatro Wallace, pela praça da AFE, pela FCLAR- UNESP, pela Semana Luiz Antonio, no SESI, pelo Festival Internacional de Dança de Araraquara, na EMD e na Secretaria de Educação. Ella passou por outros Estados e países: Bahia. Pernambuco, Itália, Espanha e Portugal.

                                                          Ella nas ruas de Araraquara-sp
 

IMERSA S/A: Como tem sido a resposta do público às performances urbanas. 

Geórgia Palomino: Vejo as mais diversas reações, estranhamento, repulsa, acontece muitos xingamentos, mas também comoção e afetividade. O xingamento mais corriqueiro é: Louca! Muitos que não entendem acham que é “pegadinha”, e uma vez um cara me perguntou quanto era o programa. Riem muito de mim, no sentido de ridicularizar, mas também já vi mulheres chorarem quando me viam em alguma situação de violência. Nunca me agrediram fisicamente, mas o que mais machuca é ser invizibilizada. Já ganhei abraços, abraços de acolhimento, de agradecimento, de incentivo. Conversei e dancei para mulheres em situação de rua, abracei uma delas que fazia aniversário e ela chorou, eu também. Em alguns lugares elas eram tão oprimidas que não tinham coragem de me olhar nos olhos. Mulheres vieram me dar conselhos, algumas me olhavam torto e puxavam seus companheiros, muitas tinham raiva de mim. Em cada lugar que estive, havia uma peculiaridade, mas em todos havia violência das mais variadas formas, tanto de homens, quanto de mulheres. 

IMERSA S/A: Projetos para o futuro.

Geórgia Palomino: Estamos no momento num intenso processo de criação, fomos contemplados ano passado pelo edital do PROAC de “Espetáculos Inéditos de Dança” e daqui alguns meses teremos a mais nova versão de Ella, mas é surpresa! 

Confira as redes sociais e as performances de Geórgia Palomino e veja por onde "Ella" anda:

https://ellaacomportada.wixsite.com/ella 

https://www.instagram.com/a_comportada/ 

https://www.youtube.com/channel/UCiN7KExM65z0f7kemZ8IlLA

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CHARLES SOULZ PROJECT

A PERSONAGEM BONNIE DE THE END OF THE F***ING WORLD e porque ela diz tanto sobre nós (CONTEM SPOILERS)

MOTIVOS PARA LER O SEGUNDO SEXO