Conheça a escritora Edi Pereira

       Imagem: Arquivo pessoal

Por Natália Almeida*

Ela distribui suas "perguntas ao oráculo" em suas redes sociais e deixa um gostinho de quero mais aos que tem sede de entender, interiorizar e contemplar a vida cotidiana. Uma mistura de filosofia com poesia e uma pitada de suas subjetividades é o que Edi Pereira proporciona aos seus leitores.

Edi Pereira nos contou como tem traçado o seu percurso nas "entrelinhas do seu próprio submundo"!

Confira:

Sobre sua formação acadêmica e atuação profissional

Sou filha da educação pública araraquarense. Além de toda a trajetória de escolarização básica nas estaduais do município, graduei-me em Pedagogia pela FclAr/ Unesp em 2007. Pela mesma casa, cursei o Mestrado e o Doutorado em Educação Escolar, sendo este último defendido em dezembro último. Mas, para além dos cursos que fiz, minha formação se dá entre incontáveis meandros vividos, sobretudo,  no chão da escola! Orientadora educacional, professora das séries iniciais do ensino Fundamental, professora das etapas da Educação Infantil e professora coordenadora são nuanças profundas da pessoa e profissional que me tornei e que ainda me torno a cada dia.

A Escritora

Dentro e fora dos muros escolares, o gosto pelas palavras e seus sentidos, significados e sonoridades é demasiado. Lembro-me na infância o quanto esses grafemas e fonemas me provocavam a pensar sobre suas etimologias e origens. Imaginava os rostos das pessoas que as criavam e a música que ouviam ao criá-las.  Além disso, gostava de imaginar outras palavras inventadas para simbolizar o que aquelas palavras, ou essas que tanto usamos, buscavam expressar. Foi assim que desde muito cedo, a leitura e a escrita barafustaram em minha vida e ainda que os anos tenham passado ligeiramente, essa inquietação percorre minhas subjetividades e possibilita que toda essa necessidade de espanto que cultivo, acriance as minhas próprias palavras que procuram nas brechas e esconderijos da vida, interrogações, tremores, vertigens, dúvidas que permitem que o encantamento pueril avance. Assim, para escrever, leio as sensações, os olhares, os sorrisos, as mãos e seus gestos. Leio meus medos, inseguranças, contentamentos e alívios. No meio de todas essas leituras, me demoro também em outras palavras escritas - essas que compõem as minhas, herdeira que sou - dos poetas, contistas, filósofos, historiadores e tantos outros que alimentam esse desejo latente em continuar as palavras.


Inspiracões

Neste caminho errante de palavras ditas, ouvidas, lidas e escritas, aconteceram "encontros" muito potentes que possibilitaram e ainda possibilitam o que costumo chamar de ilhas aiônicas: Clarice Lispector, Manoel de Barros, Carlos Skliar, Guimarães Rosa, Jacques Derrida, Jorge Larrosa, Paulo Freire, Fernando Pessoa, João Anzanello Carrascoza, Valter Hugo Mãe, Ailton Krenak, esses e tantos outros que me hospedaram em suas escrituras a cada folhear e que me inspiram, atravessam e movimentam.


O Blog Ensaios de Autoria

No acontecimento próprio desses encontros, a escrita foi - gerundicamente - acontecendo em minha vida sem que eu sequer notasse. Em plena quarentena, numa dessas organizações necessárias de arquivos, livros e anotações, percebi uma quantidade considerável de textos e então, incentivada pelo Rodrigo, meu namorado, os analisei e criei o Blog “Ensaios de autoria” para compila-los. A ideia inicial era realmente reunir e organizar os escritos, mas revolver essas palavras incitou-me a escrever mais. Desses novos nascimentos, surgiram textos que, compartilhados com alguns amigos, demonstraram potências reflexivas, discussões interessantes, conversas divertidas. Educadora que sou, na ânsia de fomentar pensamentos outros sobre a vida, o mundo e as relações, passei a compartilhar os textos do Blog em minhas redes sociais. De lá pra cá, foram diversas conversas instigantes, filosóficas, poéticas, éticas e estéticas que, consonantes ou não com as ideias apresentadas em meus textos, têm provocado diálogos potentes e inspiradores.


Conheça o blog Ensaios de Autoriaeeddiipereira.wixsite.com/ensaiosdeautoria

 

Redes sociais:

Intagram: @edi.ppereira

Facebook : Edi Pereira





*Natália Almeida é pedagoga, musicista, amantes de felinos e das artes em todas as suas vertentes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CHARLES SOULZ PROJECT

A PERSONAGEM BONNIE DE THE END OF THE F***ING WORLD e porque ela diz tanto sobre nós (CONTEM SPOILERS)

MOTIVOS PARA LER O SEGUNDO SEXO