A arte e poesia de Paloma Saints

 

          Fotografia: Fran Frushio, @trust.arte (2019)

                                                                                                           * Por Rafaela Camargo

Paloma Saints é natural de Salto-SP, atualmente mora em Matão-SP e é uma artista genuína e de coração aberto.

A artista transita entre o desenho e a poesia, e desde criança é apaixonada por todo tipo de arte: poesia, literatura, música e desenho.

Segundo Paloma, a cidade de Araraquara teve um papel importante, pois foi quando começou a se reconhecer como desenhista e escritora.

A seguir temos um bate papo rápido com a artista, onde fiz algumas perguntas pra conhecer mais sobre sua história e seu trabalho.

 

Imersa: Paloma, primeiramente muito obrigada pelo seu tempo e pela participação! Você já demonstrava interesse por arte desde pequena né? O que começou a desenvolver primeiro?

Paloma: Sim, desde muito nova. A partir dos meus 2 ou 3 anos de idade. Ainda tenho alguns "flashes" de memoria quando isso tudo se sucedeu. Um deles era eu pequena, sentada em cima da cama com um caderno velho e uma caneta bic na mão e a TV ligada. Onde os adultos escreviam cartas nas novelas e comerciais, desenhavam....  E assim queria imita-los. Lembro de sentir o impulso para "escrever" algo e fazer daquele rabisco sem sentido uma comunicação entende? Mas foi só mais tarde, quando fui matriculada aos 5 anos de idade na escolinha e iniciados os processos de alfabetização, formação de palavras e etc. é que o gosto pelas cores e linhas e as formas foi se apurando. Minha mãe Odete foi minha principal mentora. De estrelas com a letra "A" a casinhas com figuras geométricas, ela foi me ensinando para que mais tarde eu juntasse tudo isso e formasse figuras como pessoas animais de forma mais apurada. Claro, isso tudo foi um processo gradual e divertido quando aos 8 anos de idade, após uma aula de leitura e eu chegar em casa e escrever minha primeira historinha literária e isso me deixava feliz pois eu sempre fui uma criança mais intrínseca e tímida. E sempre a mais estranha da turma pelos olhares dos outros. Era como desabafar e ficar mais leve... Ser feliz de verdade na minha própria verdade entende? Até hoje (risos).

 

Imersa:  Quando que você começou ir pro lado profissional?  Rolou algum cursou ou oficina?

Paloma: Nunca fiz cursos profissionalizantes tipo extensivos e tal. Sempre fui autodidata e movida pela vontade de expressar. Na minha época de criança e pré- adolescência, não tinha opções gratuitas de cursos etc. Sou de família humilde e passava muita vontade de aprender coisas como inglês, musica (risos). Só depois de muito tempo que fiz algumas oficinas gratuitas da prefeitura aqui de Matão. O lado profissional é algo ainda muito curioso pra mim sabe. No sentido de algo que considerava tão próprio ...tão reservado...estava ressoando para outras pessoas sem que eu percebesse no ato. Para mim desenhar/escrever é uma expressão genuína e simples. E quando eu começava a desenhar e algumas pessoas ao bater o olho ficavam admiradas e queriam o meu trabalho exposto ou adquirir para presentear alguém, foi ai que o lado profissional iniciou. Claro, confesso que não sou ainda uma" marca” pra viver integralmente com isso, mas, o que me deixa feliz é quando as pessoas procuram pelo meu trabalho e pagam por isso satisfeitas mesmo que não seja com tanta frequência.

 

Imersa: Como você descreve seu desenho e poesia? O que te inspira mais?

Paloma: De uma forma geral vejo meu desenhar e poetizar como expressões genuínas. Quando sinto que vai sair algo de dentro do meu coração é certeiro ele sai e consegue comunicar a outras pessoas. Não é qualquer coisa sabe?!As poesias de fato foram surgindo a partir dos meus 12 anos de idade quando os amores platônicos e as dramas da idade começaram a surgir em mim com o "Plus" da minha timidez.  Enfim... da poesia fazia música e vice versa. Busco editoras para publicá-las em forma de livro. É uma busca difícil. Por enquanto tenho a página de poesias "De verso pro ar" criada em 2014 que em breve terá também a versão no Instagram. Portanto, neste momento só escrevo mas não publico .


Abaixo alguns desenhos da Paloma:


                             Autorretrato (Setembro 2018) por Paloma Saints. Técnica: Grafite sobre Canson.


 

"Lupita Nyong'o" por Paloma Saints. Técnica: Lapis de cor.  

"Girl" por Paloma Saints. Técnica: Esferográfica.



"Nina Simone" por Paloma Saints. Técnica: Carvão Vegetal


       As poesias de Paloma: 





Espero que tenham gostado do conteúdo de hoje! 
Logo mais, as redes sociais da Paloma: 

Sobre desenhos:



Rafaela Camargo é Bibliotecária e Gestora de Plantão, apaixonada por viagens, música, cinema e literatura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CHARLES SOULZ PROJECT

A PERSONAGEM BONNIE DE THE END OF THE F***ING WORLD e porque ela diz tanto sobre nós (CONTEM SPOILERS)

MOTIVOS PARA LER O SEGUNDO SEXO