O Metal Denso e Orgânico da Banda TerrorCult





  Por: Natália Almeida 

    Após um intervalo entre 2009 e 2012, a banda TerrorCult está na ativa com nova formação e  divulgando seu novo trabalho, um EP intitulado “Back from the ashes”, cuja arte da capa foi feita pelo renomado W. Perna (também baixista do Genocídio). A gravação e mixagem foi feita pelo produtor André Prieto juntamente com a banda, no Sounds ‘n Roll Studio, e masterização foi feita por Rafael Orsi (também guitarrista do Genocídio), no Into Chaos Studio. 

Conversamos com Júnior Moreira (guitarrista e vocalista) para sabermos um pouco mais sobre a banda:

IMERSA S/A: Primeiramente, muito obrigada pela prontidão em falar conosco. 

Júnior: Nós que agradecemos o convite e parabenizamos a iniciativa de apoiar as bandas, principalmente nesse momento complicado que estamos passando!

 


Capa do EP: Back From The Ashes

IMERSA S/A: Como o TerrorCult surgiu?

Júnior: O Terror Cult começou em meados de 1997, talvez da mesma forma que a maioria das bandas começaram. Éramos quatro amigos que já haviam tocado em outras bandas e decidimos nos juntar para fazer alguns ensaios e a coisa foi ficando séria. Desde o início nossa ideia sempre foi trabalhar nas composições próprias. Nos primeiros shows a gente até tocava bastante cover para preencher o repertório, mas com o passar dos anos o foco ficou realmente nas nossas músicas.

 

IMERSA S/A: Quais as bandas que de alguma forma são inspirações pra vocês? 

Júnior: Temos influências das mais variadas, que vão desde o Punk Rock, passando pelo Heavy Metal, Thrash, Death até o Grind Core. Falando por mim, as bandas que me fizeram decidir por tocar guitarra foram: Death, Kreator, Slayer, Paradise Lost e Napalm Death.

 

IMERSA S/A: Há um compositor principal ou as músicas são construídas coletivamente?

Júnior: Não existe um compositor principal. Geralmente alguém apresenta um riff ou as vezes música completa, e a gente vai desenvolvendo em conjunto durante os ensaios.

 

IMERSA S/A: Vocês contam com um produtor externo à banda ou preferem fazer todo o trabalho?

Júnior: As músicas são compostas e arranjada pela própria banda, as vezes contamos com a participação de amigos, como no caso do álbum novo que estamos trabalhando, tivemos participação de três pessoas, duas compuseram algumas vinhetas que servirão de introdução para as músicas, e também musicamos um poema que um grande amigo escreveu. E claro, no estúdio temos um produtor para nos auxiliar no processo de produção do álbum.

 

IMERSA S/A: Vocês conseguem classificar o estilo musical da TerrorCult ou as composições são realizadas com liberdade para "soar da maneira que o fã ouvir"?

Júnior: Tentamos compor da forma mais orgânica possível, sem ficarmos presos aos rótulos existentes, mas obviamente a gente acaba sendo rotulado, isso faz parte e de certa forma é uma coisa saudável. Se for para fazer uma classificação do nosso som, acho Thrash/Death Metal é o que mais se encaixa.


IMERSA S/A: Na atual conjectura vimos emergir produções muito interessantes de uma série de bandas e artistas solos. Vocês sentiram que a situação de pandemia trouxe esse impulso criativo para as suas produções?  

Júnior: Acho que no nosso caso, a pandemia deu uma travada! Pouco antes de tudo isso começar, estávamos ensaiando as músicas para gravar o novo álbum, e com a chegada do vírus, tivemos que cancelar os ensaios. Continuamos trabalhando nas músicas de forma remota, isso dificulta um pouco, mas estamos conseguindo avançar.

 

IMERSA S/A: Vários artistas têm realizado lives ou vídeos para manterem o público próximo. Vocês pensam em estratégias para realizar shows virtuais?

Júnior: Essas lives estão ajudando muito as bandas a se manterem ativas nesse período de distanciamento social! Nesse período eu participei de alguns projetos, gravei voz em uma música para o The Anger (que está disponível nas plataformas digitais), também gravei voz em uma música de outra banda, mas como ainda não está tudo finalizado, vou manter em sigilo. Fiz uma live no canal Wagão Autoral (que está disponível no youtube) falando um pouco sobre a história do TerrorCult. E em setembro iremos participar de um festival virtual, em breve começaremos a divulgação.

 

IMERSA S/A: Há previsão de lançamento de novos materiais?

Júnior: Como disse anteriormente, antes da pandemia chegar, a gente estava ensaiando as músicas para o próximo álbum, e o distanciamento social deu uma “atrasada no cronograma”. Já começamos as gravações das guitarras das músicas que já estavam prontas. Esperamos que até o final deste ano a gente consiga terminar de gravar o álbum inteiro, para lançar logo no início de 2021. Enquanto isso, uma música nova sairá em uma coletânea e também estamos trabalhando em um lyric vídeo pra ela.

 

IMERSA S/A: Junior Moreira é bem divertido nas redes sociais quanto à "frases motivacionais".

Junior, deixe um "recado motivacional" aos nossos leitores!

Júnior: Acho muito importante motivar as pessoas! (risos). Antes da frase “motivacional”, gostaria de agradecer novamente pelo espaço e desejo sucesso a você e ao blog Imersa S/A! Por fim, nunca se esqueçam de que a esperança é o intervalo entre a tentativa e o fracasso! Valeu demais!!!


TerrorCult é:

Júnior (Guitarra/Vocal)
Juliano (Guitarra)
João Paulo (Bateria)
Lucas (Baixo)


Contatos: terrorcult@hotmail.com

https://www.facebook.com/terrorcult/?fref=ts

 



Comentários

  1. Obrigado pela motivação, mestre! hahahaha TC é o puro Underground do interior de SP! Vida Longa Terror Cult!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CHARLES SOULZ PROJECT

A PERSONAGEM BONNIE DE THE END OF THE F***ING WORLD e porque ela diz tanto sobre nós (CONTEM SPOILERS)

MOTIVOS PARA LER O SEGUNDO SEXO